Translate

01 junho 2013

Fato da Semana

Fato: Auditoria e Auditores

Qual a relevância disto? – As três principais notícias da semana estavam relacionadas com os auditores. E revelam os aspectos negativos e positivos da profissão. A primeira notícia é uma reportagem da Folha de São Paulo que revelou uma série de problemas na empresa Viavarejo. Isto inclui notas fiscais desaparecidas, falta de recolhimento de impostos, diferença patrimonial, inconsistências na avaliação de empresas, entre outros fatos. O trabalho da KPMG mostrou que as recentes mudanças de executivos na empresa podem ter explicações na contabilidade da empresa e dos seus controladores.

A ressalva do The Telegraph mostra como as empresas de auditoria influenciam os reguladores da profissão. O jornal inglês chama atenção para o FRC, entidade composta por ex-funcionários das grandes empresas de auditoria.

Finalmente, uma pesquisa mostrou a pressão que estes funcionários sofrem para mudar seus relatórios.

Positivo ou Negativo? – A divulgação de descobertas da KPMG é positiva para a profissão. Mostra os acertos da profissão, quando a ênfase tem sido nos seus erros. A grande presença de ex-funcionários destas empresas em entidades reguladoras pode ser sinal de tentativa de influencia ou de falta de profissionais para exercerem estes cargos. A pesquisa pode ser importante para revelar as dificuldades destes profissionais. No geral, positivo.

Desdobramentos – A área de auditoria será sempre alvo de interesse e críticas. Nesta área a notícia sempre será seus erros, como é o caso de pareceres limpos em empresas com qualidade duvidosa. Mas os acertos, como os achados na Viavarejo, não são divulgados em razão do sigilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário