Translate

25 maio 2013

Fato da Semana

Fato: IFRS e Custo de Capital

Qual a relevância disto? – Uma mentira repetida mil vezes transforma-se em verdade. Este mantra parece aplicável as vantagens da adoção das normas internacionais de contabilidade por parte do Brasil. Fomos convencidos de que usar as IFRS reduz o custo de capital das empresas. De tanto a afirmação ser dita, as pessoas estavam convencidas de que a mesma era verdade sem ter uma fundamentação empírica.

Agora, muitos meses depois de adotarmos as IFRS para algumas empresas brasileiras, uma tese de doutorado tentou investigar o assunto. Apesar do resultado da pesquisa somente será divulgado para o público externo daqui há meses, o fato de já termos uma discussão mais acadêmica - e não chavões repetidos mil vezes - é louvável. Isto não significa que a discussão está encerrada e a frase era verdadeira: a tese provou que a adoção reduziu o custo do capital. É necessária uma leitura cuidadosa, verificando as hipóteses do trabalho, investigando as limitações, o período de tempo, a amostra usada, entre outros aspectos.

Positivo ou Negativo? – Positivo, já que agora temos um debate mais científico. Esperamos que outros pesquisadores que porventura provarem o contrário também tenham espaço para discutir seus resultados.

Desdobramentos – O resultado fortalece as pessoas que foram favoráveis a adoção das normas internacionais. Ademais, torna-se o trabalho a ser citado e investigado a partir de agora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário