Translate

04 janeiro 2011

Efeito Placebo

O efeito placebo refere-se à crença do paciente que está sendo tratado por um médico. Assim, o doente apresenta melhorias, mesmo se o medicamento não possuir substância terapêutica. Por sua importância, nos testes de medicamentos, é comum separar os pacientes em dois grupos: um que recebe o medicamento e outro que recebe uma capsula com produtos inócuos, que sugerem o tratamento. Se o grupo que recebeu o fármaco apresentar melhorias estatisticamente acima do grupo que recebeu o placebo, o fármaco realmente possui qualidades de cura.

Basicamente o efeito placebo deve-se ao aspecto psicológico da cura. Na década de 60, dois pesquisadores perguntaram a pacientes neuróticos se gostariam de tomar uma pílula de açúcar, mesmo sabendo que isto não teria nenhum efeito médico. Os pacientes concordaram e relatou-se que os sintomas da doença foram reduzidos.

Apesar da comprovação de que existe o efeito placebo, eticamente não tem sido recomendável prescrever placebo para os pacientes. Mas agora uma pesquisa mostrou que existe evidência que o placebo funciona, mesmo se você informar ao paciente de que o remédio é inativo. Um estudo publicado no British Medical Journal, um pesquisador da Harvard Medical School recrutou oitenta pacientes e aleatoriamente dividiu-os em dois grupos. No primeiro, eles tomariam um placebo duas vezes ao dia e no outro não haveria nenhuma intervenção médica. Os pesquisadores revelaram aos pacientes o objetivo da pesquisa e que a pílula não possuía nenhum efeito sobre a doença.

Mesmo assim, os pacientes que receberam o placebo apresentaram melhorias. Isto mostra que o efeito do placebo é poderoso e que o corpo responde pela sugestão de estar tomando um remédio. Parece que o ritual de tomar um remédio é suficiente para trazer benefícios.

Apesar das limitações da pesquisa, incluindo o número reduzido de pacientes e a área da pesquisa, as conclusões são interessantes.

Leia mais:
Evidence that placebos could work even if you tell people they’re taking placebos

Kaptchuk TJ, Friedlander E, Kelley JM, Sanchez MN, Kokkotou E, et al. (2010) Placebos without Deception: A Randomized Controlled Trial in Irritable Bowel Syndrome. PLoS ONE 5(12): e15591.

Nenhum comentário:

Postar um comentário