Translate

04 novembro 2010

Contabilistas

Há cinco anos, o grupo de contabilistas formado em 1954 pela Escola Técnica de Contabilidade da UFRGS se reúne em almoços para celebrar e compartilhar histórias. Desde a formatura, são 56 anos em que carreiras de sucesso e famílias foram construídas. Hoje, parte da turma – com idades entre 70 e 90 anos – está aposentada, e 20 integrantes já morreram. Mas, mesmo depois de tanto tempo, o unido grupo ainda tem lacunas a preencher: dos 59 da turma de 1954, 11 permanecem “desaparecidos” para os colegas.

Foi em mais um esforço na tentativa de reencontrá-los que o aposentado Olegário Silva de Vargas, 76 anos, entrou em contato com ZH. Em um e-mail, anexou uma foto da formatura e pediu “a colaboração de quem possa ajudar a localizá-los”. Com auxílio da ex-colega Bertha Rotemberg, 76 anos, Vargas tentou identificar, na foto acima, os 11 sumidos, mas o tempo foi inimigo da memória.

– Às vezes, sabemos quem são, mas não lembramos o nome. Ou sabemos o nome, mas não lembramos o rosto – conta Bertha.

Organizador dos encontros do grupo, Vargas teme que alguns dos contabilistas não encontrados também tenham morrido. Outros, acredita ele, podem ter viajado para outros Estados ou países. Qualquer informação que possa ajudar na busca é bem-vinda, diz ele.

O primeiro grande encontro, em 2005, foi muito emocionante, relata Bertha. Cerca de 26 formandos contaram o que havia acontecido em suas vidas desde 1954. Bertha lembra que reencontrou o colega que a incentivou a se formar, o que ela não queria por ter se casado a poucos meses do fim do curso. O reencontro de outros dois formandos foi ainda mais curioso: à época, um deles, integralista, denunciou um colega comunista que acabou preso.

– No reencontro, o (então) comunista agradeceu ao (então) integralista por ter sido denunciado, porque, hoje, ganha um dinheiro bom de indenização – diverte-se Bertha.


BLOG DAS FORMATURAS - 3 Nov 2010 - Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário