Translate

04 setembro 2018

Malas de dinheiro

Diversos países do mundo estão retirando de circulação as notas de elevado valor. Após um relatório escrito por Peter Sands, em 2016, onde implorou-se para os bancos centrais do mundo parassem de emitir notas de alto valor, a Comunidade Europeia resolveu tirar de circulação a nota de 500 euros neste ano. A Índia também adotou esta medida.

Alguns consideram que notas com elevado valor são instrumentos das atividades ilícitas, permitindo que corruptos e outros criminosos possam usar as notas nas suas transações. Recentemente, o Banco do México decidiu lançar uma nota de dois mil pesos, o que corresponde a 105 dólares. Isto é justamente o oposto do que está ocorrendo nos demais países. Um motivo para a decisão é a inflação; a economia informal também conta, já que a adoção de pagamentos eletrônicos nesta área é mais demorada. O dinheiro ainda é rei em economias em desenvolvimento.

No Brasil, não existem planos de lançamento de notas de valor mais elevado. A nota de 100 reais corresponde hoje a cerca de $25 dólares. Bem abaixo da nova nota mexicana. E menos ainda do valor quando foi lançada: cerca de $100 dólares. Aqui a inflação ajuda no processo de eliminar as notas de elevado valor.

Mas a imagem de um apartamento com malas lotadas de dinheiro, com notas de 100 reais, poderia ser pior se a proposta de eliminação das notas de elevado valor fossem retiradas de circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário