Translate

23 fevereiro 2013

Fato da Semana

Fato: Temporada dos balanços

Qual a relevância disto? Este é o período do ano onde as principais notícias das empresas estão nos números contábeis. Começam a surgir os casos de empresas com bom desempenho (em 2012, BB e CEF, por exemplo) e notícias ruins (Banco Votorantim é um dos casos).

Para quem acredita que a contabilidade não é relevante, pois não diz respeito a uma notícia nova, as discussões sobre os resultados mostram que a realidade não é bem esta. A contabilidade tem um papel relevante, seja confirmando as notícias (casos da Petrobras) ou trazendo surpresas.

Positivo ou Negativo? – Positivo. Este é o momento de mostrar a relevância das demonstrações contábeis. De ler notícias significativas no caderno de “economia” dos jornais. De discutir com amigos contadores as surpresas. De renovar nossos exemplos para sala de aula.

Desdobramentos – A temporada de balanços não acabou. Mais notícias ainda estão chegando nos próximos dias.

Outros candidatos a fato da semana? Os desdobramentos da aquisição da Heinz, com a investigação sobre informação privilegiada; a eterna escaramuça entre o Casino e Abílio Diniz; e a criação da malha fina para pessoas jurídicas.

Um comentário: