Translate

04 fevereiro 2013

1986: O ano do Plano Cruzado

No ano de 1986 ocorreu o Plano Cruzado. Naquele momento o Brasil era governado por um dos piores presidentes da nossa história. A inflação elevada foi combatida com o congelamento de preço e a fiscalização por parte da Sunab. Em 21 de março de 1986, uma sexta-feira, o jornal Estado de S Paulo anunciava que a empresa Bic, fabricante de canetas, tinha sido autuada por enganar o consumidor:
No mesmo dia, um anúncio do computador Itautec, empresa do grupo Itaú. No anúncio é possível perceber o tamanho da CPU e o espaço para os disquetes 5 1/4.
Logo abaixo deste anúncio, o Laboratórios Lepetit informa sobre o "desaparecimento" dos seus produtos - um dos efeitos colaterais da política econômica do governo. A empresa Embraer era do governo e as pessoas podiam investir em suas ações e ter dedução do Imposto de Renda. 

Em termos contábeis, um fato interessante é a presença, nas demonstrações contábeis publicadas, de empresas de auditoria de pequeno porte. Na edição do jornal daquele dia, a empresa Antártida, fabricante da cerveja do mesmo nome, foi auditada por auditores dos locais da fábrica, Minas e Rio Grande do Sul. Esta é uma prática que desapareceu com o tempo: hoje quase todas as grandes empresas são auditas por uma das Big Four.


As demonstrações contábeis das empresas ainda apresentam a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), que desapareceu sem deixar saudade, e a conta de correção monetária, usada para atualizar as demonstrações contábeis:
O Plano Cruzado trouxe alterações na contabilidade do período. O principal deles foi o aumento de trabalho para os profissionais, que tiveram aumentada a carga de trabalho com balanços extras e demonstrações adicionais para adaptar-se a nova moeda:
A formatação obedecia a Lei 6404, com as extintas contas de Resultados dos Exercícios Futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário