Translate

28 maio 2009

Real Madrid

Enquanto o Barcelona ganhava o milionário duela pelo troféu do melhor clube da Europa, seu adversário na Espanha sofria as conseqüências das últimas gestões. A justiça espanhola fez uma busca de seis horas na área administrativa do Real Madrid, o clube mais rico do mundo, recolhendo informações contábeis referentes ao período em que Ramon Calderon foi presidente (entre Julho de 2006 e Janeiro de 2008)

Entre as acusações, manipulação da assembleia, falsificação de votos pelo correio durante a campanha e transferência de dinheiro para sua conta pessoal.

A questão contábil parece tão relevante que o Juiz encarregado da investigação ordenou que um perito contábil acompanhasse a investigação no escritório do Real Madrid. O perito exigiu a cópia dos livros contábeis assim como os documentos – recibos, contratos e faturas – que foram a base da contabilidade no exercício.

Se comprovado as acusações de desvio de dinheiro, Calderón pode pegar no mínimo três anos de cadeia.

A investigação do Real Madrid pode ser somente o inicio de um conjunto mais amplo de questionamentos sobre a gestão dos clubes na Espanha. Naquele país os clubes atuam de forma muito livre e o caso do Real Madrid não é único. As dividas dos clubes da primeira divisão talvez sejam de 3,5 bilhões de euros.

Um exemplo dos problemas de controle nos clubes espanhóis é o Celta, que falsificou os balanços e sumiu dinheiro do caixa (um milhão e meio de euros).

Fontes:
La Policía se lleva hasta la última factura de la 'era Calderón'
Marca

El juez investiga si Calderón desvió fondos del Madrid hacia sus cuentas
Gonzalo Bareño
La Voz de Galicia

La punta del iceberg
Fernando Hidalgo
La Voz de Galicia

La policía judicial investiga las cuentas del Madrid con Calderón
EL PERIÓDICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário