Translate

05 abril 2009

Desvantagem das normas internacionais

O texto a seguir apresenta uma clara desvantagem das normas de flexibilidade: a falta de flexibilidade dos reguladores nacionais. A questão política da convergência tem sido subestimada no Brasil, o que é perigoso.

Europa pede flexibilidade de normas contábeis de empresas
Agence France Presse - 4/4/2009

Os países europeus assumiram neste sábado a flexibilidade das normas contábeis das empresas, em particular as dos bancos, para que não fiquem em desvantagem em relação a seus concorrentes americanos.

O organismo que determina as normas de contabilidade dos EUA, a FASB (Financial Accounting Standards Board, Junta de padrões de contabilidade financeira), decidiu, de forma unilateral, amenizar as regras de avaliação dos ativos para ajudar os bancos a limparem seus balanços de ativos "tóxicos" ou invendáveis.

Os europeus querem o mesmo tratamento, mas as normas contábeis da União Europeia dependem de um organismo supranacional, o IASB (International Accounting Standards Board), que as fixa não somente para a Europa como também para muitos outros países à margem dos Estados Unidos.

Depois de se reuniram em Praga, os ministros europeus das Finanças publicaram um comunicado pedindo à "IASB que coopere estreitamente com a FASB para responder imediatamente a estes problemas".

"A meta deve ser obter um tratamento equivalente e a aplicação de critérios idênticos", destacou o texto.


O próximo passo é uma pressão sobre o Iasb para que acompanhe as normas do Fasb. Provavelmente o Iasb irá aceitar as mudanças das normas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário