Translate

17 novembro 2006

Petrobrás deve contabilizar as reservas na Bolívia


Eis aí uma boa questão para pensarmos. As reservas que a Petrobrás tem contrato na Bolívia para operar devem constar de seu balanço? Segundo o ex-ministro boliviano, não. Segundo a empresa, sim. E a teoria, o que diz?

Eis uma nota do Valor de hoje sobre isto:

O Ministério da Presidência da Bolívia afirmou, em nota divulgada anteontem, que as petroleiras que operam no país não poderão contabilizar em bolsa as reservas bolivianas. A medida contradiz declarações recentes do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, para quem a contabilização seria possível mesmo após a assinatura dos contratos de concessão. As companhias querem anotar como suas as reservas que operam na Bolívia porque estas podem ser usadas como garantia de financiamentos.

A Petrobrás informou ontem, porém, que não contabiliza reservas que opera, nem mesmo as brasileiras. A estatal explica que o que anota em seu balanço é o direito de operar as reservas, que, mesmo no Brasil, pertencem à União. Na época em que explicou o contrato com a Bolívia, Gabrielli disse que a área jurídica da empresa avaliara que, como se trata de um contrato de operação, as reservas podem ser contabilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário