Translate

29 setembro 2025

Universidade mais IA


A Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI), nos Emirados Árabes Unidos, foi criada com o ambicioso objetivo de se tornar o “Stanford do Oriente Médio”. Com forte apoio estatal e financiamento generoso, a universidade oferece bolsas integrais e uma estrutura que elimina a necessidade de professores conseguirem financiamento externo. Em aproximadamente seis anos, já contratou mais de 100 professores de países como Estados Unidos, China e Alemanha, e reúne mais de 700 estudantes e ex-alunos de 49 nacionalidades. 

A MBZUAI trabalha em estreita colaboração com a gigante de IA G42, desenvolvendo modelos de linguagem, dentre eles o modelo aberto “K2 Think”. A universidade também lançou modelos de linguagem para línguas como árabe, hindi e outras, buscando representar diversidade cultural com seus alunos colaboradores. 


Para os EUA e grandes polos tecnológicos internacionais, a iniciativa representa concorrência direta: recursos abundantes de computação e talentos estão no centro da estratégia dos Emirados para transformar economia dependente do petróleo em um hub global de tecnologia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário