Um novo relatório de status, publicado pela Federação Internacional de Contadores (IFAC) e pelo Instituto de Finanças Públicas e Contabilidade (CIPFA), com apoio do Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (IPSASB), destaca o progresso constante e gradual dos governos em todo o mundo na transição do regime de caixa para o regime de competência na elaboração de relatórios financeiros.
Principais conclusões do relatório incluem:
-
Até 2030, 56% das jurisdições deverão reportar com base no regime de competência. Isso representa um avanço constante em relação ao Índice de 2020, mas em um ritmo mais lento do que o previsto, refletindo as pressões financeiras e operacionais enfrentadas pelos governos durante e após a pandemia.
-
Em 2024, as jurisdições de alta renda representavam a maioria dos adotantes do regime de competência (57%), mas até 2030 o cenário deverá mudar: 60% das jurisdições que utilizarem o regime de competência serão provenientes de economias de renda média e baixa.
Até 2030, espera-se que 81% das jurisdições que reportarem pelo regime de competência estejam aplicando as Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (IPSAS) — seja diretamente, com modificações ou como base para normas nacionais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário