Translate

22 outubro 2025

Túnel no Estreito de Bering

Não foi proposital, mas novamente voltamos com uma postagem sobre comércio internacional. Anteriormente, falamos de uma nova rota da China para a Europa e, antes, do caso do Canal de Suez. Agora, encontro uma proposta de construção de um túnel sob o Estreito de Bering, aquele que separa a América — mais especificamente o Alasca — da Ásia, isto é, da Rússia. Há até um verbete na wikipedia.


Há diversos aspectos que apontam para a inviabilidade do projeto, desde o elevado custo até as condições geográficas e a baixa viabilidade econômica. É difícil imaginar um grande volume de cargas e pessoas circulando entre o Alasca e a Rússia.

E, como em todo projeto polêmico, a questão do custo é um jogo de números. Há previsões que variam entre 35 bilhões e 250 bilhões de dólares, segundo informações de um site dedicado ao projeto. As estimativas deveriam incluir não somente o túnel, mas também as ferrovias e a infraestrutura associada. Com essa inclusão, provavelmente trata-se de um projeto acima de cem bilhões de dólares. Mas haveria carga a transportar que compensasse o investimento? Provavelmente não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário