Da newsletter do Fasb, a preocupação com a IA na contabilidade e na análise financeira. Obseerve que o termo inteligência artificial não é citado explicitamente:
Investimentos em Tecnologia na Contabilidade e na Análise Financeira
Os membros do Investor Council observaram um aumento significativo no ritmo em que ferramentas tecnológicas têm evoluído para coletar, resumir e consumir informações financeiras. As informações são obtidas de diversas fontes, incluindo demonstrações financeiras, comentários da mídia e trechos de relatórios do setor. Alguns membros observaram que a ampla variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis ao público em geral pode potencialmente reduzir a diferença entre os dados acessíveis a investidores sofisticados e a investidores menos experientes. Outros membros, de forma cautelosa, sugeriram que, embora o acesso à informação financeira esteja se acelerando, essas informações nem sempre são verificáveis ou confiáveis. Alguns membros também observaram que entidades maiores, em setores regulados, possuem uma vantagem significativa na adoção das tecnologias mais recentes em seu potencial máximo, devido a bases de conhecimento mais especializadas e controles estabelecidos sobre dados.
Alguns membros destacaram que compreender como as partes interessadas utilizam tecnologia pode ajudar o Conselho a se tornar mais eficiente e eficaz na elaboração de normas. Alguns membros que representam preparadores relataram maior eficiência em seus processos de reporte financeiro graças às novas ferramentas tecnológicas. Esses membros, no entanto, observaram que o ritmo em que a IA e outras tecnologias podem ser implementadas pelos preparadores no ambiente de reporte é mais lento do que para os investidores, devido ao rigor relacionado aos controles e à precisão das informações divulgadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário