Translate

04 janeiro 2022

Exxon fez uma das maiores mudanças corporativas em 2021


O texto a seguir tem dois meses, mas o fato é importante: a mudança de filosofia da empresa, anteriormente resistente a questão climática:

A Exxon Mobil indicou pela primeira vez que pode ser necessário anotar o valor dos ativos devido aos efeitos dos riscos das mudanças climáticas na demanda por combustíveis fósseis.

A maior empresa petrolífera do país disse que, como parte de seu processo anual de planejamento de negócios, agora avalia as mudanças climáticas como um risco comercial, semelhante a outros riscos operacionais, estratégicos e financeiros.

Se esse processo "resultar em alterações significativas nos atuais planos de desenvolvimento da corporação para seu portfólio, certos ativos poderão estar em risco de redução ao valor recuperável", disse a Exxon em um documento regulatório.

Até que as avaliações de recuperação de ativos “sejam concluídas, não é praticável estimar razoavelmente a existência ou o intervalo de possíveis prejuízos futuros”, acrescentou.

De acordo com o Houston Chronicle, o aviso é “uma admissão notável dos riscos das mudanças climáticas de um dos gigantes mais recalcitrantes do petróleo, que há muito tempo diz aos investidores que a crescente população mundial alimentará uma sede insaciável de combustíveis fósseis e descartará preocupações crescentes com as mudanças climáticas."

Muitas das maiores empresas e indústrias do mundo que dependem do petróleo se comprometeram a se tornar emissão líquida-zero empresas durante as próximas décadas. Ao contrário de rivais europeus como BP e Royal Dutch Shell, a Exxon relutou em adotar energia renovável, mas em maio, um investidor ativista com espírito climático conquistou um quarto dos assentos em seu conselho.

"É uma mudança bem-vinda que o novo conselho da ExxonMobil esteja forçando a empresa a enfrentar a realidade de que a crise climática que ajudou a causar e a transição para uma economia de energia limpa terão grandes impactos financeiros em seus ativos e resultados, Ben Cushing, gerente de campanha da campanha de finanças sem fósseis do Sierra Club, disse à Reuters.

A Exxon disse em seu documento que “continua avançando em seus planos de redução de emissões de gases de efeito estufa e esforços para posicionar a empresa para obter sucesso em um futuro de emissões de carbono mais baixo."

"A Exxon parece estar levando os riscos climáticos mais a sério, pois a indústria do petróleo enfrenta uma pressão crescente de governos, empresas e público para mudar de rumo para evitar as piores conseqüências das mudanças climáticas", disse o Chronicle.

Foto: Justin

Nenhum comentário:

Postar um comentário