O resumo
Esta pesquisa tem como objetivo determinar as tipologias de torcedores de basquete e verificar se as variáveis diferem de acordo com essas tipologias. A amostragem por critério, um dos métodos de amostragem intencional, foi utilizada na seleção da amostra para identificar as tipologias dos torcedores. Nesse contexto, 211 torcedores participaram do estudo. A “Escala de Tipologia de Torcedores” foi utilizada como instrumento de coleta de dados. Valores de assimetria e curtose foram examinados para verificar se o conjunto de dados era adequado à distribuição normal. Após essa verificação, utilizou-se uma análise de cluster hierárquica em duas etapas para identificar a tipologia dos torcedores, e as questões da pesquisa foram testadas com análises ANOVA e qui-quadrado.
Como resultado, determinou-se que os torcedores de basquete se dividem em três tipologias: fanáticos, clássicos e sociais. Ao analisar a distribuição dos grupos, verificou-se que a maioria (43,6%) era de torcedores clássicos, e a minoria (20,9%) de fanáticos. Torcedores hooligans com tendências violentas não apareceram neste estudo específico para o basquete. Considerando que a porcentagem de torcedores fanáticos — com médias elevadas em variáveis de comportamento e motivação para apoiar o time — é menor na distribuição de torcedores de basquete, e que os grupos clássico e social, com motivações como entretenimento e socialização em vez do apoio exclusivo ao time, são maioria, pode-se afirmar que atender às expectativas dos torcedores é um fator mais crítico para clubes de basquete do que para clubes de futebol.
A imagem obtida aqui
Que tal uma tipologia dos profissionais de contabilidade? Fanáticos, clássicos e sociais poderia ser um bom ponto de partida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário