Translate

05 outubro 2023

Origem do liberalismo econômico

Vincent de Gournay, mais conhecido como Boisguilbert, foi um influente pensador francês do século XVIII que desempenhou um papel importante na promoção da economia de mercado e do liberalismo econômico na França. Nascido em 1646, tendo falecido em 1714, com idade de 68 anos; ele é considerado um precursor do liberalismo econômico. 


O laissez-faire, do francês que significa deixar fazer, é apoiado por ele. Isto significava a menor intervenção possível do governo na economia, o que significava livre competição e um mercado sem amarras. Boisguilbert entendida que isto seria responsável pelo bem-estar econômico de um país. Assim, na sua opinião, não deveria existir regulamentações e impostos excessivos, pois isto seria prejudicial ao crescimento econômico. 

É muito provável que o leitor não tenha escutado ou lido o nome de Boisguilbert. Mas ele tentou influenciar a gestão do governo francês a adotar suas políticas. Ganhando a vida como juiz, em Montivilliers, perto Le Havre, França, fez diversos estudos econômicos da região onde residia. Seu estilo era considerado confuso e deselegante e, talvez por isto, não recebeu a atenção devida. 

Além disto, o termo laissez-faire, laisser-passer (deixe fazer, deixe passar) talvez tenha sido proposto por Jacques Claude Marie Vincent de Gournay, também francês, que viveu entre 1712 e 1759. Pode ter sido também o criador do termo burocracia. Mas Boisguilbert teria dito: Deixe a natureza seguir seu curso ("Tant, encore une fois, qu'on laisse faire la nature, on ne doit rien craindre de pareil", P.S. de Boisguilbert, 1707). 

Um aspecto curioso sobre Boisguilbert, o precursor do liberalismo econômico. Tentando influenciar o governo francês a colocar em prática suas ideias, ele escreve para o então responsável pelas finanças públicas do reinado, Desmaretz. Expõe suas ideias em diversas cartas. Em uma delas, pede um emprego no governo para seu filho. (vide Free Market, Jacob Soll, p. 133)

Nenhum comentário:

Postar um comentário