Páginas

03 outubro 2025

Transição solar


O livro Here Comes the Sun, de Bill McKibben (1), e destaca como a energia solar tem avançado de forma silenciosa, mas decisiva, transformando as bases energéticas globais (2). O autor mostra que, apesar de pouco notados, ganhos tecnológicos reduziram significativamente a quantidade de materiais necessários para painéis, fios e baterias, além de estimular substituições como o uso de sódio no lugar do lítio. E com ganhos de eficiência. Esses avanços indicam que a transição solar é materialmente mais viável do que a manutenção dos combustíveis fósseis, que dependem de extração contínua e geram resíduos permanentes. O livro tem sido bem avaliado.

Cory Doctorow

O processo tem sido liderado pela China, que está fazendo a transição de forma mais rápida e, ao mesmo tempo, reduzindo suas emissões. Mesmo que alguns reclamem do uso de 

(1) Gostei do título. Para os fãs, Harrison 

(2) Aqui uma recordação da infância: meu pai comprou uma placa solar para aquecer um dos banheiros da nossa casa nos anos 70. Até hoje a placa funciona, mais de cinco décadas depois. É um ativo, que já estaria depreciado em qualquer balanço, pela vida útil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário