Páginas

10 setembro 2022

A existência de trapaça no xadrez

Nesta semana, o mundo do xadrez teve um grande assunto: o abandono do atual campeão Magnus Carlsen em um torneio que estava sendo disputado em Saint Louis, no dia seguinte a sua derrota para um jovem enxadrista. É a primeira vez que Carlsen abandona um torneio, ele que é conhecido por sequer deixar de lado partidas que seriam empatadas.

Ao comunicar sua decisão nas redes sociais, Carlsen colocou um link para um vídeo do técnico de futebol português José Mourinho, dando a entender que ocorreu algum tipo de trapaça no jogo onde foi derrotado. Os comentários dos fãs reforçaram a ideia de que tinha ocorrido algum problema no jogo. O adversário, Hans Moke Niemann, tem 19 anos e confessou que trapaceou em jogos online de xadrez quando era mais jovem.

Um dos maiores jogadores atuais, Nakamura, fez um comentário no seu site de que provavelmente ocorreu algo estranho no jogo. Alguns outros jogadores entenderam que a derrota de Carlsen seria algo natural e que não ocorreu nenhum tipo de trapaça.

Nos dias seguintes ao abandono de Carlsen, o torneio reforçou as medidas de segurança. Era possível notar que na chegada dos jogadores ao local do torneio a revista por detectores era mais demorada.

Trapaça no Xadrez - É estranho falar em trapaça em um jogo onde as informações estão disponíveis para ambos os jogadores. Mas isto faz parte da história. Nos anos trinta, em uma disputa pelo título de campeão mundial, um dos jogadores tinha uma inclinação para a bebida. Conta a lenda que alguns amigos do adversário induziram o acesso à bebida e isto terminou por prejudicar seu desempenho na disputa.

No final dos anos cinquenta e início dos anos sessenta, o candidato a disputa ao título era decidido em um torneio onde os principais jogadores jogavam entre si. Como a antiga União Soviética tinha bons jogadores, as partidas entre eles eram rápidas e o resultado, afirma-se, decidido conforme o interesse os dirigentes. Se um jogador soviético estava disputando as primeiras posições e jogava contra outro jogador soviético, em uma posição menos favorável, a partida era curta, com resultado favorável ao primeiro. Na rodada seguinte, mais descansado, este jogador tinha mais chance contra seus adversários.

O esquema funcionou até que jovem Bob Fisher fez uma denúncia e disse que só disputaria o título se a forma de escolha do candidato que desafiaria o campeão mudasse. Fisher conseguiu a mudança do critério. Fisher provou sua qualidade, vencendo dois dos maiores jogadores da época: 12 vitórias em 12 partidas.

Durante os anos setenta, no confronto entre Karpov, então campeão mundial, e o dissidente Korchnoi, este acusou o soviético de usar um hipnotizador na plateia. Isto estaria atrapalhando o desempenho de Korchnoi. Como o enxadrista conhecia os truques usados pela União Soviética, incluindo a combinação de resultados e outras acusações, a história parece ter um fundo de verdade.

Nos tempos atuais temos diversas formas de trapaça. Uma delas é criar torneios arranjados, ou até mesmo falsos, para que uma pessoa, que contratou os serviços, possa ter um desempenho suficiente para ele obter o título de Grande Mestre ou Mestre Internacional. Outra é usar aparelhos eletrônicos. Um enxadrista foi pego no banheiro com um celular, consultando um software sobre sua melhor jogada. E não podemos descartar a possibilidade de alguma forma de comunicação entre o jogador e alguém externo, que repassaria as melhores jogadas a serem realizadas. E, finalmente, não podemos descartar resultados arranjados entre jogadores.

Ocorreu Trapaça? - O jogo entre Carlsen e Neumann tem alguns aspectos curiosos. Geralmente a organização de um grande torneio convida alguns dos melhores jogadores do mundo. No caso de Saint Louis, foram dez dos melhores. Estão jogando, além de Carlsen, o primeiro do mundo, o terceiro, quarto, quinto, sexto, oitavo e nono do mundo. Completam os melhores o 12o. E o 16o. Do mundo. Também é comum convidar uma jovem promessa local. Neumann tinha um rating de 2687 antes do torneio e era o 51o. Do mundo. Uma posição respeitável, mas há outros jovens mais promissores: Fiorouja, com 2780 de rating e quarto lugar no mundo, está no torneio. Ereigsi (Índia, 19 anos, 2728), Gukesh (Índia, 2726, 16 anos), Abdusattorov (Uzbequistão, 2713, 17 anos) e Keymar (Alemanha, 2712,8, 17 anos). Mas Neumann é da casa e isto pode justificar o convite.

Uma das características de Magnus Carlsen é fazer a preparação de abertura “fora do livro”. Mesmo que a posição não seja a melhor para ele, sua preferência é causar desconforto no adversário. Quando a partida vai para o meio jogo ou final, Carlsen, com sua habilidade, consegue reverter o jogo. Um ponto que depõe a favor daqueles que acreditam ter acontecido algo estranho é o fato de que Neumann confessou que tinha estudado a abertura escolhida por Carlsen no dia. Pareceu muito coincidência.

Outro ponto é o fato de Neumann não ser muito bom em xadrez com uma menor quantidade de tempo. Seu rating em rápido é 2529, ou 272o. No mundo, e seu rating no xadrez blitz é 2672 ou 72o lugar no mundo. Apesar do jogo ter sido no xadrez tradicional, com tempo para reflexão, a posição no xadrez jogado com menor tempo é importante para casos de apuros no tempo.

A lembrança que Neumann trapaceou no passado é controversa. Estamos aqui analisando a seguinte questão: o trapaceiro do passado terá mais propensão a trapacear no futuro? Se você responde que sim, então a desconfiança faz sentido. Se você acredita que um jovem pode mudar seu comportamento com o passar do tempo, então não faz sentido voltar no tempo. Caso acredite que dependerá dos benefícios, podemos dizer que a vitória de Neumann, se não fosse contestada, teria um elevado valor, seja em termos da premiação, ou em termos da quantidade de pontos que obteria no rating. A partir, para Neumann, significou 7,3 pontos e fez o jovem romper a barreira dos 2700 de rating.

O passado também ajuda a questionar o que ocorreu. Sua evolução nos últimos meses foi fantástica o que também tornar a posição de Neumann mais duvidosa.

Logo após o torneio, Neumann deu uma entrevista dizendo que Carlsen perdeu para um idiota. Bem deselegante. Alguns acham que isto, na verdade, foi o motivo de Carlsen sair do torneio.

A favor de Neumann há vários pontos. Os jogadores do torneio passaram por uma revista na sua chegada, o que dificulta a transmissão de opiniões para os jogadores durante o jogo. Como então Neumann poderia trapacear? Além disto, a segurança ficou maior após o que ocorreu e Neumann, após o ocorrido, conseguiu três empates, contra jogadores mais fortes, e uma derrota. Isto reforça a posição de Neumann.

Ainda não é possível afirmar com segurança o que ocorreu no jogo. Mas diante de todo este contexto, eu arriscaria a dizer que algo de estranho ocorreu na partida. Talvez não a comunicação via aparelho de comunicação, mas a venda da análise por parte de alguém da equipe de Carlsen. É um grande palpite meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário