Translate

14 junho 2019

Valor de um Software Aberto

Qual o valor de um software aberto? Geralmente este tipo de software foi desenvolvido através da contribuição de várias pessoas, sem que tenham sido remunerados por isto. O Linux foi desenvolvido na Finlândia, em uma universidade; o R, em uma universidade da Nova Zelândia. As pessoas que trabalharam nestes softwares, o fizeram de maneira gratuita. Por este motivo, o software aberto não é considerado para fins do cálculo do valor ou da produção de uma economia.

Seis pesquisadores propuseram uma maneira de mensurar uma estimativa do custo do software aberto. Para isto, eles mensuraram o valor de quatro “pacotes”: R, Python, Julia e JavaScript. Estes pacotes tiveram aplicações desenvolvidas por diferentes pessoas e o processo está armazenado no GitHub, uma repositório onde os programadores deixam seus produtos para qualquer pessoa ter acesso. Usando esta informação, os pesquisadores olharam as linhas adicionadas e deletadas em um esforço comum para o desenvolvimento de aplicações. Com base nisto, determinaram o custo do desenvolvimento através da seguinte expressão:

Custo do Desenvolvimento = Salário mensal x Tempo de desenvolvimento nominal.

O salário mensal foi estimado a partir do valor recebido por um programador médio. O tempo de desenvolvimento é função das linhas de código, o número de pessoas por mês e a quantidade de tempo que levou para desenvolver uma aplicação.

O resultado mostra que a contribuição dos pacotes em R desenvolvidos corresponde a um custo de US$854 milhões por ano, para um total de 3.396 pacotes. Ou seja, se uma empresa tivesse que desenvolver estes pacotes, seus gastos seriam neste valor. Para os demais, a estimativa foi a seguinte: Python = 747 milhões, Julia=239 e JavaScript = 1.199. Isto totaliza mais de 3 bilhões de dólares por ano.

Open source software is everywhere, both as specialized applications nurtured by devoted user communities, and as digital infrastructure underlying platforms used by millions daily. This type of software is developed, maintained, and extended both within the private sector and outside of it, through the contribution of people from businesses, universities, government research institutions, nonprofits, and as individuals. This paper proposes and prototypes a method to document the scope and impact of open source software created by these sectors, thereby extending existing measures of publicly-funded research output. We estimate the cost of developing packages for the open source software languages R, Python, Julia, and JavaScript, as well as re-use statistics for R packages. These reuse statistics are measures of relative value. We estimate that the resource cost for developing R, Python, Julia, and JavaScript exceeds $3 billion dollars, based on 2017 costs.

Fonte: The Scope and Impact of Open Source Software: A Framework for Analysis and Preliminary Cost Estimates. Carol A. Robbins* (NCSES, NSF) et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário