Translate

01 junho 2019

Tamanho dos países em escala real

A superfície de uma esfera não pode ser representada de forma plana sem algum grau de distorção. Desde 1500 os cientistas tentam desenvolver um algoritmo que ajude a transformar o globo em algo plano e para isso usam um método chamado projeção. Não existe forma correta ou errada de fazê-la e tudo depende do propósito do mapa. Porém enquanto toda projeção do nosso mundo preserva algo, bagunça outras tantas coisas.

A forma com que vemos o mapa-múndi geralmente está adaptada à escala de Mercator que é distorcida, mas amplamente utilizada para navegação devida sua capacidade de representar linhas de curso constantes. No entanto, é menos prático para mapas do mundo porque a escala é distorcida. Se você quiser uma projeção que mostre o tamanho real das coisas, deve utilizar a projeção Gall–Peters.

E é aí que a Internet entra em jogo. O site Bored Panda publicou a compilação de uma série de mapas sobrepostos que mostram países de todo o mundo, em cima dos Estados Unidos, para dar a todos uma melhor compreensão de quão grande o território realmente é.

Alguns deles:



Nenhum comentário:

Postar um comentário