Translate

12 junho 2019

Estrelas desbotadas

As grandes empresas estão cada vez maiores e, aparentemente, mais produtivas. Além disto, são responsáveis por uma grande quantidade de empregos, investimentos e pesquisa. Em 2016, nos Estados Unidos, as empresas com mais de 5 mil empregados foram responsáveis por 2/3 dos investimentos em P&D. Ao mesmo tempo, observa-se um aumento na margem de lucro, acompanhado pela maior concentração.

Existem duas possíveis explicações para tal fato. As maiores empresas ficaram mais eficientes; neste caso, a concentração é uma boa notícia. A segunda explicação é que as maiores empresas estão entrincheiradas no seu mercado e se aproveitam disto; isto não é bom.

Usando informações das maiores empresas de cada setor, Germán Gutiérrez e Thomas Philippon verificaram o que ocorreu com as Fading Stars. Os autores concluíram que a contribuição destas empresas para a produtividade da economia caiu desde os anos 2000. Na realidade, segundo os autores, a produtividade destas empresas é justificada pelo chamado efeito realocação: as empresas atraem mais recursos por serem “estrelas” e isto justifica a maior produtividade.

A figura a seguir mostra a mensuração da produtividade das grandes empresas de 1960 até os dias atuais, usando uma medida chamada Hulten Contribution.

Eis o abstract:
We study the evolution of super star firms in the U.S. economy over the past 60 years. Contrary to common wisdom, super stars firms have not become larger, have not become more productive, and the contribution of star firms to aggregate U.S. productivity growth has fallen by more than one third since 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário