Translate

28 junho 2019

Confiando na honestidade

Um caso interessante. Gurgyan Kaley trabalhava na Deloitte do Reino Unido. Tornou-se um viciado em jogos online. A consequência foi um volume elevado de perda, calculado em mais de 1 milhões de libras em cinco anos. Para ajudar a pagar sua dívida, Kaley começou a falsificar e a duplicar recibos de viagens de Uber. Em três anos, Kaley "viajou" mais de mil vezes, em torno de uma viagem por dia. E durante muito tempo, a Deloitte acatou as solicitações de reembolso.

Descoberta a fraude, Kaley foi condenado a dois anos de prisão, 300 horas de serviço comunitário, 10 dias de reabilitação e pagamento de 75 mil libras para a Deloitte.

A acusação afirmou que a empresa demorou a descobrir a fraude (mesmo sendo uma empresa de auditoria) pois "confia na honestidade dos seus funcionários".

A defesa culpou o trabalho na Deloitte, já que Kaley tratava de assuntos fiscais de elevados valores, que traria um "alto grau de pressão" para o pobre auditor.

Realmente, não sei o que seria pior: (1) uma empresa de auditoria afirmar que confia na honestidade (mas ela não é paga para desconfiar?) ou (2) justificar a fraude e vício em razão da pressão do emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário