Translate

05 março 2019

Mortes no trânsito

  • O seguro obrigatório para veículos no Brasil é gerenciado por um conjunto de seguradoras
  • A Seguradora Líder divulgou recentemente suas demonstrações contábeis
  • Um informação não contábil se destaca: o número de indenizações a acidentados de trânsito
  • Em 2018 foram mais de 38 mil mortes no trânsito. 
Em 2018 morreram no Brasil 39 mil pessoas por homicídio. É um número expressivo e pouco lisonjeiro. Mas os mortos em acidentes de trânsito é tão grande quanto. 

A Seguradora Líder é uma empresa nacional que lidera um consórcio de 76 seguradoras que centraliza a gestão do DPVAT. No seu relatório anual, a empresa apresentou o seguinte gráfico:
O gráfico informa o número de indenizações recebidas por morte no trânsito Foram 38.281. Deste total, a maioria envolvia motocicletas. 

Uma observação: como o seguro é obrigatório, acredito que o número divulgado pela seguradora esteja muito próximo da realidade. 

2 comentários:

  1. Acredito que o número esteja subestimado.
    Não são todos que sabem da existência do seguro, e mesmo os que conhecem, muitas vezes não fazem a reclamação e solicitam a indenização.
    Além disso, existem fraudes que podem ter impacto nesses números.
    Há alguma informação sobre isso nas demonstrações?

    ResponderExcluir
  2. Não existe informação sobre a fraude, mas que a empresa adota medidas para combater este problema. Sobre o fato do número estar subestimado, pensei nisto, mas talvez a questão da fraude compense. A questão que muitas vezes a pessoa não faz reclamação também pode ser importante.

    ResponderExcluir