Translate

06 março 2019

Curso Prático de Contabilidade: Sendo Detetive

A seguir, mais um estudo de caso para os professores/alunos que usam o livro Curso Prático de Contabilidade, Editora Gen, César Augusto Tibúrcio Silva e Fernanda Fernandes Rodrigues:

Nem sempre olhar só as demonstrações contábeis é suficiente para entender o que se passa em uma empresa. Mas muitas vezes é possível deduzir a partir dos números. Parece um pouco um trabalho de detetive, onde algumas pistas permitem a montagem de um quebra-cabeça, resultando numa possível descoberta do culpado.

Este caso é de uma empresa real e a ideia é fazer uma “investigação” sobre a empresa. As informações são provenientes exclusivamente das demonstrações contábeis: balanço, DRE e DFC.


Pede-se:
Com base somente nos números apresentados, você consegue imaginar o que está ocorrendo com esta empresa?

8 comentários:

  1. Eles captaram empréstimos para realizar a investimentos no mercado financeiro fugindo da atividade fim.

    ResponderExcluir
  2. Bruna, a primeira parte está correto. Eles realmente obtiveram recursos no mercado financeiro e boa parte está em aplicações financeiras. Mas a finalidade não é esta.

    ResponderExcluir
  3. Creio que o Empréstimo foi feito com a finalidade de cobrir um eventual prejuízo no mercado financeiro, isso pelo alto valor lançado em despesas financeiras. Minha dúvida seria se a empresa aumentou o risco nesses ativos ou apenas cobriu prejuízo.

    ResponderExcluir
  4. Mas se teve um eventual prejuízo, deveria aparecer na DRE...

    ResponderExcluir
  5. A pesar da receita bruta ter aumentado , o lucro liquido da empresa foi inferior devido ao aumento das despesas que provavelmente estão tento gastos excessivos sem necessidade , já que o crescimento dos a receber não foram muito significativos se comparamos os anos 2017 e 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crystiane, você tem razão quando olha o aumento da receita e a redução do lucro. Isto significa que uma despesa aumentou. qual foi?

      Excluir
    2. Houve um aumento de 186% em 2018 nas despesas operacionais.

      Excluir