Translate

10 fevereiro 2019

História da Contabilidade: Enciclopédia Contábil Brasileira

Em 1967 a editora Formar lançou a Enciclopédia Contábil Brasileira, de autoria do prof. Antônio Calderelli. Encontrei um texto de T. Guimarães sobre o assunto, com o título "Trinta anos de experiência reunidos em seis volumes" (O Cruzeiro, 1967, ed. 48, p. 90):

As ciências contábeis adquirem, a cada dia, maior importância no mundo moderno, seja no âmbito restrito de uma empresa, seja na larga esfera governamental, como indispensáveis auxiliares no enquadramento e solução dos problemos sócio-econômicos. Tanto que a atividade humana, modernamente, pode ser resumida numa escala de valôres que indica o seu grau de desenvolvimento. 

Apesar disso, a difusão dêsses conhecimentos vinha se processando de maneira lenta e difícil, no Brasil, circunscrita às salas de aulas e aos compêndios especializados. Foi visando atender à crescente procura dêsses conhecimentos, expostos de maneira prática e atuante, que a EDITORA E ENCADERNADORA FORMAR acaba de lançar a ENCICLOPÉDIA CONTÁBIL BRASILEIRA, do Prof. Antônio Calderelli, em seis volumes, com excelente apresentação gráfica, e que abrange todos os elementos que compõem o ensino das ciências contábeis, econômicas, e a legislação tributária.

(...) O Prof. Antônio Calderalli tem uma fôlha de excelentes serviços prestados a várias gerações de contabilistas. Há 30 anos leciona a matéria abordando todos os seus aspectos e, principalmente, atualizando-se. Por isso pôde realizar um trabalho dinâmico, completo, apresentando métodos e soluções modernas, com exemplos práticos de todos os problemas. 

Professor militante, autor de trabalhos consagrados nas melhores escolas em todo o Brasil, conferencista de escol, o Prof. Calderelli é, também, auditor-chefe do Instituto Nacional de Planejamentos Econômicos e Contábeis de São Paulo e catedrático da Escola Superior de Administração de Negócios da Pontífica Universidade Católica. 

Um comentário: