Translate

19 janeiro 2019

Notas de filmes

O gráfico mostra um comparativo entre as notas dadas no site Rotten Tomatoes e as notas do Metacritic. Ambos parecem concordar que Roma é um grande filme (e, talvez por isto, não ganhe o Oscar). Mas enquanto o Rotten Tomatoes avalia bem Crazy Rich Asians, com nota acima de 90, o Metacritic considera ele um filme bom, nota acima de 70.

Aqui faz um comparativo favorável ao Metacritic. Neste site, somente algumas avaliações são consideradas e as críticas são ponderadas em uma escala ampla. No Rotten Tomatoes um número maior de avaliações são consideradas e o processo é binário: gostou ou não gostou. Assim, se um filme recebe uma avaliação boa de cinco pessoas, em um total de cinco, no Rotten Tomatoes seria um filme com nota máxima. No Metacritic, se três pessoas consideram um bom filme e duas um ótimo filme, sua nota não será máxima. Além disto, um crítico do New York Times terá um peso maior que um crítico da Cochinchina.

Quando você toma a relação dos melhores filmes de todos tempos do Metacritic isto parece fazer sentido: Cidadão Kane, O Poderoso Chefão, Janela Indiscreta, Casablanca, Boyhood, Vermelho (de Kieslowski) e Um Corpo que Cai são os sete primeiros. Parece fazer bastante sentido. Nesta lista do melhor de todos os tempos, Roma é o 26o.

A lista das melhores séries, de todos os tempos, inclui Rectify 4, The Larry Sanders Show 4, Murder One 1, The Larry Sanders Show 6, Breaking Bad 5, The Office (UK) 3 e The Office (UK) 1. (os números dizem respeito a temporada, o que é ótimo). Confesso que fiquei na dúvida, já que acompanhei somente um deles, Breaking Bad.

Já a lista dos melhores álbuns seria, na opinião de leigo, questionável, já que dá um peso enorme para aqueles dos EUA e contemporâneos. Entre os melhores Ten Freedom Summers (Wadada Leo Smith), SMiLE (Brian Wilson), Van Lear Rose (Loretta Lynn), To Pimp A Butterfly (Kendrick Lamar), Histoire de Melody Nelson (Serge Gainsbourg), DAMN (Kendrick Lamar) e Stankonia (Outkast).

Nenhum comentário:

Postar um comentário