Translate

20 janeiro 2019

História da Contabilidade: Efeitos da mecanização bancária nos anos de 1930

A questão da automação do trabalho contábil, que tanto preocupa algumas pessoas nos dias de hoje, na verdade é uma presença nas entidades há muito tempo. No final da década de 30 do século passado funcionava em João Pessoa a maior agência de crédito do Brasil:
(Foto: O Cruzeiro, ed. 6, de 10 de dezembro de 1938, p. 64). Esta agência tinha um setor de contabilidade com esta apresentação:
(Fonte: Idem). Observe a quantidade de funcionários que trabalhavam na contabilidade. Oito anos antes, anunciava uma maravilha de revolução tecnológica, a Mercedes Addelektra, uma máquina que era um "prodigio da mechanica Allemã", conforme anúncio:
Imagine o empregado de uma casa bancária, preocupado com o fato de que a Mercedes Addlektra poderia tirar seu emprego (Fonte: O Cruzeiro, 24 de maio de 1930, ed. 81, p. 62). Dois anos antes, a Papelaria União anunciava a venda do National Indices Visiveis, um sistema de fichas "lógico e perfeito" que permitia o controle e classificação de qualquer assunto em todas as atividades. Cada ficha do sistema mostra a posição diária de cada assunto e abrangia preço, vendas, conta corrente, vencimentos, despesas, razão, impostos, registro de apólices,  produção, custo, entre outros (O Cruzeiro, novembro de 1928, p.49)


Nenhum comentário:

Postar um comentário