Translate

13 novembro 2018

Falta seriedade no PISA

O PISA é um teste de avaliação bastante usado no mundo para comparar a qualidade educacional do ensino de cada país. Como em toda avaliação, existem estudantes com elevado interesse em fazer uma boa prova. Mas existem estudantes que não estão interessados em fazer o teste. O problema é que estes alunos não fazem com seriedade o teste e o exame pode não ser um reflexo da habilidade. Mais ainda, o resultado pode distorcer a classificação de cada país.

Usando informações sobre o tempo que os estudantes fazem as questões, três pesquisadores conseguiram isolar este grupo de alunos. Este grupo corresponde a 26% da amostra. Eles também mostraram que é possível melhorar a posição do país dando incentivos para que os estudantes façam o teste de maneira mais séria. Especialmente se os outros não fizerem o mesmo já que, segundo a pesquisa, a influencia destes alunos no resultado pode ser importante no resultado.

Um dos países onde a proporção de alunos que não fazem o PISA com seriedade é mais elevada é ...

Brazil stands to gain the most. This gain is driven by the large proportion of non-serious students and the high extent of non-seriousness. However, the contribution of ability is relatively small: even if the exam had been taken seriously, the performance would not have improved much as non-serious students in Brazil are of low ability. 

A participação dos alunos não sérios brasileiros no PISA é de 67%. Mas a qualidade é tão ruim, que se a seriedade mudasse, o país conquistava somente uma posição no ranking.

Taking PISA Seriously - S Pelin Akyol, Kala Krishna e Jinwen Wang - NBER 24930 - Agosto de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário