Translate

25 novembro 2018

Emprego no setor contábil

Neste final de semana, o MTE disponibilizou as informações sobre o mercado de trabalho formal de outubro no Brasil. Usando estes dados, o blog coletou a informação sobre o que ocorreu com os escriturários, os técnicos em contabilidade, os contadores e os auditores. Em outubro, foram contratados 9.145 profissionais e demitidos 9.439. Isto significa uma redução na quantidade de vagas de 294. Em termos acumulados, no ano foram criados 2.109 novas vagas, por conta do desempenho de janeiro, março e julho. Nos demais meses, o número de demitidos foram superiores aos de admitidos. Considerando janeiro de 2014 como base, o número de demitidos superou em 40.574 o de admitidos.

O gráfico acima compara o histórico recente do emprego na economia como um todo (dividido por cem) e do setor contábil. É nítido a crise econômica até 2017; a partir daí, o mercado formal de empregos no Brasil começou a recuperar, gerando 537 mil novas vagas. É a linha vermelha do gráfico. Mas parece que a crise continuou no setor contábil, a linha azul do gráfico, já que no mesmo período foram 8.785 vagas destruídas.

Em outubro, as demissões foram maiores entre as mulheres, quem tinha o curso médio e escriturários. Somente entre aqueles com curso superior o saldo de movimentação foi positivo: 261. Por sinal, desde janeiro de 2017, o saldo para aqueles com melhor educação (curso superior completo) foi 3.196 positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário