Translate

29 novembro 2018

Carlsen de novo

Nos últimos dias, três títulos mundiais de xadrez estavam em disputa. O primeiro, entre os programas de computador. Um software pode alcançar um ranking de 3100 pontos, bem acima do máximo obtido por um ser humano, de 2882 pontos.

O segundo foi o título de campeã feminina de xadrez. O torneio foi disputado no estilo Copa, que nem sempre significa que o melhor jogador irá vencer. Além disto, as duas melhores jogadoras dos últimos anos não participaram: Judith Polgar se aposentou e Hou Yifan não disputou.

A final foi disputada entre a campeã Ju Wenjun (rating de 2575) e a russa Lagno (rating 2560). Lagno chegou na final mais cansada, mas venceu o segundo jogo. Bastava empatar os dois jogos seguintes, mas perdeu o quarto jogo. A disputa foi para o desempate, disputado através de jogos rápidos. E dos quatro jogos, a chinesa venceu os dois últimos.

O terceiro torneio foi a disputa entre o norueguês Carlsen (fotografia) e o italiano/estadunidense Caruana. Em 20 dias, 15 jogos, 773 movimentos e 51 horas, os dois jogadores fizeram partidas de nível muito elevado. Em algumas delas, os jogadores não cometeram nenhum erro expressivo. Se Carlsen poderia ter ganho a primeira partida de pretas, Caruana teve uma grande vantagem na metade do torneio, quando não soube aproveitar uma boa vantagem para ganhar uma partida.

O sistema de disputa previa 12 partidas longas e caso terminasse em empate o título seria decidido nos jogos rápidos e persistindo o empate nos jogos blitz (com menos tempo ainda para efetuar as jogadas). Mas no 12o. jogo, o norueguês e atual campeão do mundo tinha uma vantagem no jogo e propôs um empate. Kasparov, ex-campeão do mundo e ex-treinador de Carlsen, e Krammik, também ex-campeão, criticaram o “medo” de Carlsen em tentar a vitória neste jogo.

A disputa de ontem teve quatro jogos de 25 minutos para cada jogador. Carlsen é um ótimo jogador de xadrez. No rápido e no jogo blitz ele é ainda melhor: já chegou a ter 3 mil pontos. Para se ter uma ideia, o rating hoje de Carlsen no jogo blitz é de 2939; o de Caruana, 16o. do mundo neste tipo de jogo, é de 2767.

Em quatro jogos possíveis, Carlsen ganhou os três primeiros . E o título permaneceu com o noruguês. Mais tarde, comentando as críticas, que ele chamou de estúpidas, de Kasparov e Krammik ele disse:

“one of the things I’ve never done very well is listen to other people’s advice. I’ve always gone my own way… and it’s brought me this trophy today!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário