Translate

20 setembro 2018

Trambiqueiro da Malásia

O fundo de investimento 1MDB foi criado para permitir do desenvolvimento econômico de longo prazo da Malásia. Criado em 2009, o fundo está diretamente ligado ao governo do país asiático. Desde 2015 existem diversas denúncias sobre a gestão do fundo. Há uma acusação formal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos informando que mais de 3,5 bilhões de dólares foram desviados. Um relatório do auditor geral, feito em 2016, foi considerado como um “segredo oficial de Estado” e somente com a vitória da oposição nas eleições é que o seu texto foi divulgado. Em maio de 2018, a PwC foi contratada para fazer uma auditoria no fundo.

Desde 2009 o fundo tem sofrido críticas sobre a transparência. Provavelmente o dinheiro foi roubado pelo ex-chefão da Malásia, Najib Razak, e pessoas próximas, como Jho Low. Este “financista” malaio, de 37 anos, está foragido

Low tem diversas ligações com celebridades e usou o dinheiro saqueado do fundo para presentear seus amigos. A história parece coisa de cinema e um livro já foi lançado contando alguns dos casos: Billion Dollar Whale. As celebridades são: Paris Hilton (que recebeu mais de 100 mil dólares por evento, relógio Cartier e 250 mil em fichas de jogo) (foto) parece que foi sua namorada, assim como Miranda Kerr (que recebeu um colar de 1,3 milhão, além de festas e passeios) e Elva Hsiao (festas, joias, dinheiro etc), com amizade com Foxx, Leonardo Di Caprio (que fez um papel de trambiqueiro em um filme) e Alicia Keys.

Um comentário: