Translate

20 setembro 2018

Taxa de câmbio na publicação

Um artigo interessante inventa uma taxa de câmbio na publicação científica (via aqui). A idéia é a seguinte: publicar em algumas áreas exige um esforço muito maior que em outras. Usando dados de milhares de artigos em diversos periódicos, os pesquisadores encontraram que em algumas áreas o esforço para obter ganhos de prestígio na ciência é maior que em outras.

Por exemplo, são necessários aproximadamente três artigos para que um especialista em finanças avance do grupo dos 10% para o grupo dos 1%. Na contabilidade, a melhoria correspondente requer dois artigos, o que indica que o valor marginal de uma publicação é maior em contabilidade do que em finanças. Desde modo, a publicação de três artigos em finanças leva a uma melhoria de classificação semelhante a dois artigos em contabilidade

Os autores descobriram que nas áreas pesquisadas, publicar em contabilidade produz mais efeito. E propõe usar uma taxa de câmbio para fazer a conversão.

Não deixa de ser interessante, mas provavelmente a ampliação do número de áreas pesquisadas pode trazer mudanças nesta taxa de câmbio. Mais ainda, dentro da própria área contábil deve existir diferenças. Além do fato de que esta taxa deve mudar com o passar do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário