Translate

26 setembro 2018

NBER

Recentemente os papers NBER completaram o texto 25 mil. Para quem deseja estar a par das últimas pesquisas na área econômica, entrar no site toda segunda é uma obrigação.

O NBER corresponde ao National Bureau of Economic Research. Em 1973 foi divulgado o primeiro artigo. O objetivo era que os pesquisadores associados pudessem dividir seus achados e obter feedback de seus pares, antes de uma publicação. A cada ano são divulgados mais de mil artigos, das mais diversas áreas da economia. Muitos deles depois serão publicados em periódicos de elevado impacto.

Não conheço algo similar no Brasil (talvez o Banco Central e o Ipea sejam similares, mas honestamente não sei se são abertos aos pesquisadores de fora destas instituições). Conheço outros similares ao NBER, em áreas específicas (como o IZA, sobre mercado de trabalho). Mas na similar e com esta abrangência na área contábil. É pena. 

(Lembro de uma pesquisa de mostrou que a ordem que um artigo aparecia na página tinha influencia no número de citações; ou seja, os primeiros artigos na listagem semanal eram mais citados. Era um claro indício que os pesquisadores consultavam a página)

Nenhum comentário:

Postar um comentário