Translate

18 julho 2018

Produção científica

Esta pesquisa buscou verificar, sob uma perspectiva longitudinal (1994-2009), o papel desempenhado pelos autores no desenvolvimento da produção científica brasileira em contabilidade. Realizou-se uma pesquisa bibliométrica e sociométrica, consultando-se 4.052 artigos. Analisaram-se
categorias de produção e de continuidade, classificando-se os autores em continuantes, transientes, entrantes, one-timers e retirantes. Os resultados demonstraram a importância dos autores continuantes para o desenvolvimento, a consolidação e o amadurecimento da pesquisa em contabilidade. Isso porque esses autores apresentaram a maior produtividade quantitativa; atuam intermediando o relacionamento com outras categorias, ou seja, agenciam as informações de diferentes pesquisadores; os oitos autores continuantes com maior número de publicações são centrais em suas redes, articulando as pesquisas de diferentes pesquisadores; e são os principais responsáveis por parcerias internacionais. Apesar da importância dos continuantes, notou-se que estes representam o menor percentual entre as categorias. Em contraposição, o maior número de autores identificados classificou-se como one-timer, ou seja, realizou uma única publicação em todo o período. Esta última categoria, aliada aos entrantes, indica a atratividade exercida sobre pesquisadores pela área do conhecimento, podendo consistir nas principais fontes de inovações e de novas abordagens. Quanto aos retirantes, observou-se certa rotatividade, o que é natural em todos os campos da pesquisa.


Dica de Poly Silva. 

Meu nome consta da pesquisa e percebi que entre 1995 a 2009 publiquei pelo menos um artigo por ano. Um total de 52 artigos. Entretanto, 37% da produção se deu com "retirantes", o que talvez não seja bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário