Translate

27 julho 2018

Facebook em queda

Parece ter sido uma notícia inesperada. Em geral, os investidores e curiosos que acompanham uma empresa sabem o rumo que será o seu desempenho nos próximos meses. E o desempenho do próximo mês serve para estimar o desempenho do mês seguinte, do subsequente e assim por diante. Quando as notícias superam esta expectativa, o preço da ação tende a aumentar; quando as notícias são ruins, o preço desaba. E quanto maior a surpresa, maior esta reação.

Pois foi isto que ocorreu com o Facebook. A empresa perdeu ontem 120 bilhões de dólares em valor de mercado ou 20% do seu valor. Foi a maior queda nominal no mercado acionário mundial. E isto corresponde, por exemplo, a quase a metade do PIB de Portugal.

Existia uma possibilidade dos números da empresa não serem tão bons. Durante o trimestre, o executivo da empresa prestou depoimento no Congresso sobre o escândalo da Cambridge Analytica. Esperava-se uma redução no crescimento dos usuários da empresa e talvez um reconhecimento dos possíveis passivos com os problemas legais futuros.

Os números divulgados sobre os usuários foram piores que o esperado, o que afeta a estimativa de valor da empresa. Em geral, empresas de tecnologia são avaliadas tomando como número base o número de usuários. Assim, com a redução do crescimento, os números dos próximos meses também foram recalculados. Com muitos investidores fazendo isto, a queda pareceu inevitável.

A contabilidade da empresa realmente preparou uma surpresa para o mercado. Algumas pessoas acreditam que o mercado é um "divindade", que tudo sabe e olha. Não foi o caso do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário