Translate

01 junho 2018

O escândalo financeiro que ninguém fala

Um texto essencial publicado no The Guardian, de Richard Brooks, sobre as Big Four. Um resumo a seguir:

Depois da queda do Lehman Brothers, que fez as economias se ajoelharem em 2008, ficou aparente que as auditorias da Ernst Young àquele banco tinham sido praticamente inúteis. Fracassos semelhantes no outro lado do Atlântico provaram que balanços em todos os lugares estavam cheios de escória assinada como ouro. (...)

Apesar dos riscos econômicos apresentados pela contabilidade enganosa, os contadores cumprem suas obrigações com relativa impunidade. As grandes empresas persuadiram os governos de que o litígio contra elas é uma ameaça existencial à economia. As vantagens incomparáveis ​​de um mercado garantido (...) são os pilares sobre os quais as empresas big four, de bilhões de dólares, são construídas. Eles são livres para lucrar sem temerem graves consequências de seus abusos, seja a exploração das leis tributárias, conselhos enviesados de consultoria ou a negligência do crime financeiro.

Conscientes de sua extrema sorte e desesperados para protegê-lo, os contadores às vezes gostam de protestar contra a dureza de suas condições de negócios. “O ambiente com o qual estamos lidando hoje é desafiador - seja a economia global, as questões geopolíticas ou a forte concorrência”, afirmou o presidente global da PwC, Dennis Nally, em 2015, ao revelar o que era a receita mais alta de todos os tempos da empresa de contabilidade: US $ 35 bilhões. No ano seguinte, o número subiu - como nas outras três grandes firmas, apesar da forte concorrência - para US $ 36 bilhões. Embora sejam muito tímidos para dizer quanto lucro sua receita mundial significa, os números dos países onde são obrigados a divulgá-la sugerem que a PwC estaria se aproximando de US $ 10 bilhões.

(...) Como profissionais, os contadores geralmente são confiáveis ​​para se autorregularem - com resultados previsivelmente auto-indulgentes. (...) Quando se trata de definir as próprias regras críticas da contabilidade - como a indústria e as finanças são auditadas - as quatro grandes são igualmente dominantes. Seus ex-alunos controlam os padrões internacionais e nacionais, assegurando que as regras do jogo sejam adequadas às principais firmas de contabilidade e seus clientes.

As principais firmas de contabilidade também evitam o nível de escrutínio público que sua importância justifica. Grandes escândalos em que eles estão implicados invariavelmente vêm com vilões mais coloridos para a mídia se destacar. Quando, por exemplo, os Paradise Papers chegaram às manchetes em novembro de 2017, a grande novidade foi que o piloto Lewis Hamilton (...) O fato mais importante de que uma das maiores firmas de contabilidade do mundo e um suposto vigilante do capitalismo, EY, havia projetado o esquema para ele e outros, incluindo vários oligarcas, passou em grande parte despercebida. Além disso, abrangendo todas as áreas de negócios e serviços públicos, as quatro grandes empresas tornaram-se as amigas do repórter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário