Translate

06 junho 2018

Efeito da melhoria da comunicação

Muitas vezes, a resposta para uma questão atual pode estar no passado, em situações similares. Uma das questões intrigantes dos dias atuais é qual o efeito da melhoria do processo de comunicação, seja aumentando o número de informação ou através da mudança na forma como é feita, que pode, por exemplo, agilizar a disponibilidade para o usuário.

Imagine o efeito sobre a pessoas de ter uma informação de forma muito mais rápida. Como isto poderia mudar seu comportamento? É algo parecido como o que ocorreu nos últimos anos, quando a comunicação através da internet permitiu uma agilidade sem precedente para o usuário final. Os pesquisadores podem tentar entender os efeitos deste fato trabalhando com os dados atuais. Outra estratégia é buscar algo parecido que tenha ocorrido no passado e verificar os efeitos provocados.

Esta foi a decisão de duas economistas que analisaram o impacto da comunicação nos preços dos produtos. Isto parece ser um assunto bastante atual. Mas Réka Juhasz e Claudia Steinwender foram buscar um fato de ocorreu há mais de 150 anos: a inauguração de um cabo transatlântico, entre Nova Iorque e Liverpool. No início da segunda metade do século XIX, o algodão cultivado nos Estados Unidos era levado para a Inglaterra para ser processado nas fábricas inglesas. A informação do preço do produto praticado demorava dez dias para chegar entre uma cidade e outra. Com o cabo, a informação passa a chegar de maneira muito mais rápida. As pesquisas verificaram os efeitos na diferença do preço do algodão, entre os dois mercados. O gráfico mostra o que ocorreu com os mercados:

A linha no meio do gráfico mostra o momento da adoção da nova tecnologia. É perceptível como a volatilidade diminuiu após o processo. Mas não é somente isto,


First, we show that connection to the telegraph disproportionately increased trade in intermediate goods relative to final goods. (...) Second, adoption of the telegraph also facilitated international technology diffusion through the complementary mechanisms of importing machinery and acquiring knowledge of the production process and local demand through importing intermediates. These results shed light on how ICT facilitates the formation of global value chains and the diffusion of frontier technology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário