Translate

20 abril 2018

Uma boa e uma ruim

Os dados divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho mostram duas notícias, uma boa e uma ruim, sobre o emprego no setor contábil.

Notícia boa - Assim como foi observado na economia, o número de admitidos superou aqueles que foram demitidos. Na economia, 56 mil novas vagas foram criadas. No setor contábil, foram demitidos 11.634 empregados, mas as contratações foram de 13.458. O saldo, de 1.824, indica que março de 2018 foi o quarto melhor mês desde janeiro de 2014. Como em janeiro o resultado foi bastante positivo, o melhor desempenho mensal, temos então dois meses com forte desempenho positivo e um mês ruim (fevereiro) em 2018.

O resultado é mais interessante quando consideramos que geralmente em março o número de demissões geralmente é superior ao de admissões.

O desempenho anunciado hoje faz com que a redução de vagas de emprego no mercado formal reverta o valor acumulado de quase 43 mil vagas de dezembro de 2017 para 38.803 vagas.

Notícia ruim - A notícia ruim é que apesar da criação de empregos ter sido substancial, o fato ocorreu de maneira localizada: entre as vagas para trabalhadores com menor qualificação. Em março, o saldo entre admitidos e demitidos para a ocupação de “contadores e auditores” foi de -747. Esta ocupação geralmente exige do trabalhador o curso superior. Já o saldo para “escriturários”, onde a exigência de maior qualificação não é importante, foi de +2626. Outro dado que comprova este aspecto é que a contratação para trabalhadores com ensino médio completo foi de +1473, enquanto que aqueles com curso superior tiveram uma redução no número de vagas (-69).

Talvez em consequência disto, a diferença salarial entre demitidos e admitidos foi a maior desde janeiro de 2014: enquanto em média os admitidos recebiam R$1960,98, os demitidos tinham um salário de R$2602,17 ou 32,7% a mais que os admitidos.

Nota: Por motivo de viagem, não tive condições de apresentar uma análise mais detalhada de outros parâmetros, bem como os gráficos para o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário