Translate

11 abril 2018

Autoria em artigos


A figura mostra a quantidade de autoria pelos artigos publicados ao longo do tempo. Existem algumas explicações para este comportamento. Segundo Kuld e O´Hagan isto pode ser resultado de uma maior especialização acadêmica e o fato da comunicação, nos dias atuais, serem mais acessíveis. Mas a pressão para publicação ainda é importante e a diversificação do risco, publicando um pesquisa ao longo de vários artigos (“pesquisa salame”).

Os números são claros: em 1945 somente 3% eram artigos em co-autoria; em 1960, 10%; este número aumentou para 30% em 1976. Os dados do gráfico correspondem a mais de 250 periódicos, totalizando 175 mil artigos. Em 2014, somente 25% dos textos eram de um autor.

Mais do que os dados, o texto traz uma provocação: deveria ser aplicado um fator de desconto nos artigos com mais de um autor? Isto poderia ocorrer nas contratações, promoções ou decisões de financiamento. Nos dias atuais, isto não ocorre, mas seria uma tendência?

Um comentário:

  1. Huuuum... é uma coisa a se pensar e não tenho opinião formada. Muitos coautores nós sabemos que é aquele velho "bota no meu que eu boto no teu". Mas em muitos casos há discussões boas que levam a um bom trabalho. E agora, o que fazer? kkk

    A coautoria também é uma proxy para trabalho em grupo. É, talvez, melhor contratar uma pessoa que tenha bom relacionamento em grupo do que aqueles problemáticos que ficam sozinhos e acabam não produzindo nada e ainda criando problema com restante dos colegas.

    ResponderExcluir