Translate

22 março 2018

Uma solução para a crise de replicação?

Butera e List propuseram uma abordagem diferente para tentar contornar a crise de replicabilidade existente em ciências sociais. Muitas pesquisas que são divulgadas não são replicadas, o que impede de verificar se o método estava correto, se a amostra não era enviesada, se os pesquisadores não cometeram erros ou manipularam os resultados ou fizeram realmente a pesquisa, entre outros problemas. O assunto tem sido discutido extensamente e para que se interessar tem um site que apresenta algumas considerações interessantes: Replication Index. Outro endereço interessante, que aponta pesquisas que tiveram que se retratar é este aqui.

Os autores citados fizeram uma pesquisa e descobriram que aumentando a incerteza tem-se um aumento na cooperação entre as pessoas. Uma conclusão interessante. Mas em lugar de encaminhar o artigo para um periódico, com revisão por pares, Butera e List colocaram os dados online e fizeram uma promessa de não submeter para publicação. Em lugar disto, ofereceram co-autoria para algum interessado que replicasse o estudo. Neste segundo artigo, aí sim, seria submetido a um periódico.

Vide: Butera, L., & List, J. A. (2017). An economic approach to alleviate the crises of confidence in science: With an application to the public goods game (No. w23335). National Bureau of Economic Research.

Nenhum comentário:

Postar um comentário