Translate

18 junho 2017

Custo dos Jogos Olímpicos do Rio: 13 bilhões de dólares

Segundo um relatório publicado pela Associated Press (via aqui ), os jogos Olímpicos de 2016 custaram 13 bilhões de dólares ou 60 dólares por brasileiro. Este valor foi pago com um misto de dinheiro público e privado. Os custos referem-se a construção dos estádios, a expansão do metrô, ao laboratório de doping e até a limpeza da Baia da Guanabara.

Muitos destes custos estiveram acima do projetado inicialmente, como é o caso do metrô, que custou quase 3 bilhões de dólares ou 25% a mais. A cidade do Rio de Janeiro possui outro problema: o que fazer com as instalações (na fotografia o parque aquático hoje). A possibilidade de um leilão para vender os locais dos jogos fracassou, em razão da inviabilidade financeira ou em virtude da crise econômica.

Alguns dos esperados benefícios econômicos que foram prometidos não aconteceram. Segundo Davis, os custos dos jogos de Tóquio aumentaram para já é duas vezes maior do que foi inicialmente projetado. A estimativa atual é de 12,6 bilhões de dólares versus 19 bilhões de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário