Translate

27 maio 2017

Fato da Semana: Dolly

Fato: Dolly

Data: 25 de maio

Contextualização

A empresa de refrigerantes Dolly sempre esteve envolvida em polêmicas, incluindo acusações contra a Coca-Cola e suspeita de não pagamento de tributos. No ano passado seu registro foi suspenso, mas criou-se outra pessoa jurídica para continuar a produção da tubaína e outros produtos da empresa. Na quinta uma operação da receita estadual de São Paulo anunciou uma dívida de 2 bilhões de reais com o fisco.

Logo após, surgiram novas notícias sobre o fato, envolvendo um contador que era de confiança do dono da empresa e auxiliares que desviaram recursos da empresa. É bem verdade que a estimativa do desvio chegada a 100 milhões de reais, bem abaixo da dívida tributária.

Relevância

O caso envolve alguns aspectos cruciais numa empresa; em especial, controles internos. Sinais exteriores de riqueza foram percebidos tardiamente pelo dono.

Além disto, uma empresa "polêmica" como a Dolly deve ter "segredos" que somente o contador, o braço direito do dono, sabe. Será que isto contribuiu com as falhas observadas?

Notícia boa para contabilidade?
Um contador numa situação de fraude e desvio não parece ser bom para contabilidade

Desdobramentos
Haverá a versão do contador, mas a dívida é da empresa, que deve fazer um plano de renegociação de dívidas fiscais com o estado. O Conselho de Ética do CRC deveria estar funcionando.

Mas a semana só teve isto?
A não publicação das demonstrações auditadas da Braskem e os problemas no futebol, que inclui a prisão do ex-presidente do Barcelona e outros escândalos. E, naturalmente, os desdobramentos da JBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário