Translate

30 março 2017

Papel do Planejamento

As demonstrações contábeis da Energisa começam de uma maneira interessante:

Perseverança e disciplina foram fundamentais para enfrentarmos a tempestade perfeita que marcou os negócios no Brasil em 2016. Ela foi desencadeada por um ambiente macroeconômico adverso e dificuldades no cenário político, com impeachment da presidente eleita e denúncias de corrupção envolvendo meios empresariais e políticos (1). O resultado foi o aprofundamento da recessão já instalada desde o ano anterior, com queda do Produto Interno Bruto de 3,6% (2). A recessão iniciada em 2014 já é considerada a mais profunda e longa que o país enfrentou. Esta conjuntura econômica desfavorável desarranjou toda a cadeia produtiva, notadamente no setor industrial, gerando desemprego recorde (3) na história recente do país. A renda per capita em 2016 recuou para o nível de 2009. O consumo das famílias foi impactado de forma severa pelo elevado nível de endividamento, pela perda de renda e pelo desemprego. Os investimentos na indústria recuaram ao nível mais baixo desde 2010 com a paralisação de obras públicas e pela enorme capacidade ociosa dos negócios (4).

Não fomos pegos de surpresa por essa realidade (5). Previmos “esta tempestade perfeita” em nosso planejamento estratégico feito no final de 2014 (6). Naquela ocasião, reforçamos que seria vital estarmos preparados para enfrentar as turbulências conjunturais e ao final conseguimos superar com sucesso o cenário pouco favorável para o desempenho das empresas.


(1) É muito importante que a empresa tenha feito esta contextualização, indicando o que ocorreu no ano. Observe que a empresa não precisou assumir uma posição política para isto.
(2) A análise foi sustentada com um dado inegável.
(3) Como está falando no número de pessoas desempregadas, o texto está correto.
(4) Geralmente este tipo de análise é acompanhado por um desempenho ruim. Com efeito, ocorreu uma redução na receita (pequena) e uma queda nos lucros, de 351 milhões para 196 milhões. Nada expressivo. Mas o caixa operacional cresceu e o endividamento está sob controle. Ou seja, o desempenho da empresa não foi ruim.
(5) Eis aqui a frase mágica do texto. Apesar de tudo, a empresa estava preparada.
(6) Revi as demonstrações dos anos anteriores e não encontrei nada sobre este fato, embora isto não signifique que não tenha existido. Mas é interessante o fortalecimento do planejamento diante destas incertezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário