Translate

16 janeiro 2017

História da Contabilidade: Escritório de Contabilidade nos anos de 1860s

Alguns fatos da história da contabilidade são especulações. Não temos documentos oficiais ou informações fidedignas sobre diversos pontos relevantes. Não sabemos, por exemplo, quando foi adotado o método das partidas dobradas no Brasil, apesar de já termos especulado aqui que provavelmente isto deve ter ocorrido durante a invasão holandesa no Nordeste; não sabemos quando ocorreu a primeira evidenciação contábil, mas também inferimos que pode ter sido logo após a chegada da família real; não conhecemos a primeira obra publicada, apesar já termos detalhado a vida de um dos pioneiros, Burnier.

A questão da postagem de hoje é quando surgiu o primeiro escritório de contabilidade. Não temos nenhuma certeza. A primeira notícia de algo próximo a um escritório encontramos no ano de 1857, em Pernambuco. Através de um anúncio publicado no O Liberal (14 de março de 1857, n. 1329, ano VI, p. 3), reproduzido acima (1). Christovão Guilherme Breckenfeld - cujo sobrenome estrangeiro poderia denunciar que se tratava de um imigrante ou descente de um deles, anunciava seus serviços como Agencia de Contabilidade Commercial.

Tentei fazer uma pesquisa sobre Breckenfeld e encontrei informação, nenhuma que pudesse ajudar a compreender melhor quem seria este pioneiro.

(1) Na verdade o anúncio também foi publicado em 1855 no Diário de Pernambuco.

2 comentários:

  1. Christovão Guilherme Breckenfeld, pela data do anúncio, era meu tetravô, pelo lado materno. Sei que ele imigrou de Vila Franca de Xira, Portugal, e se casou no Recife, em 29-08-1821, com Clara Joaquina Carvalho. Tinha um estabelecimento na Praça do Diário, no Recife. Mas não tinha conhecimento de que ele era contador.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante. Naquele tempo não existia a figura do contador, mas parece que seu tetravô era bem qualificado.

    ResponderExcluir