Translate

16 janeiro 2017

Comunicação

John Kay faz uma análise da evolução do capitalismo e a relação com a contabilidade. Para ele, a tentativa de impor um padrão para todas as empresas levou a relatórios longos demais, que muitas vezes mais escondem do que mostram a informação relevante. Relatórios contábeis narrativos não resolve a questão, pois não garante que a informação seja útil e verdadeira. Talvez nem a contabilidade e nem os reguladores sejam os atores principais para resolver a questão da qualidade da informação.

The accounting firms and accounting standards bodies have a principal role to play in elaborating what is good and bad in narrative reporting, but such material is by its nature subjective and qualitative, and not readily amenable to prescriptive regulation.

Para Kay, o fato do relatório annual não ser mais o principal meio de comunicação com o público é um sinal de que há um problema. Hoje as empresas se comunicam através dos sítios na internet:

We have not rethought financial reporting for a world in which the internet is a primary vehicle of communication, in which the typical large business is no longer a manufacturing business but a knowledge factory, and in which the structure of asset ownership is increasingly dominated by a few large intermediaries.  Instead, we have bolted on new requirements to an existing structure, creating a clumsy framework which does not serve any of its underlying functions well.

Nenhum comentário:

Postar um comentário