Translate

31 dezembro 2016

Fato da Semana: Desemprego

Fato: Desemprego é recorde

Data: 29 dezembro de 2016

Como é feito o levantamento = Mensalmente o setor formal da economia entrega as informações sobre os funcionários existentes, com dados sobre idade, renda, tempo de emprego, formação e área de atuação. A imprensa geralmente se interessa pela informação global. O blog faz uma coleta dos dados de empregos no setor contábil e divulga aos leitores. Utilizamos a classificação brasileira de ocupações e a informação é divulgada com um mês de atraso. Coletamos a informação por gênero, tempo de emprego dos demitidos, idade média, entre outros itens.

Relevância = Os dados indicam a maior recessão do setor contábil dos últimos anos. Isto pode ser um problema estrutural (substituição da mão de obra por computadores), mas também em razão da recessão econômica. De qualquer forma, devemos chegar a 30 mil vagas reduzidas desde o início de janeiro de 2014. As informações mostram que mais 70% das demissões é sem justa causa. Também é possível notar que há uma redução da folha de pagamento, já que os contratados irão receber menos que os demitidos. É a crise.

Notícia boa para contabilidade? Ruim. E infelizmente notamos a baixa repercussão desta notícia no setor contábil. Pelo contrário, as entidades estão atuando como se aquelas frases feitas ("contabilidade é a profissão do futuro", "não existe desemprego para o contador", entre outras) fossem verdadeiras

Desdobramentos = No final de janeiro devemos ter o dado de 2016. Pelos anos anteriores, dezembro tem mais demissões que admissões. Tudo leva a crer que o teto de 30 mil vagas serão destruídas desde janeiro de 2014.

Mas a semana só teve isto? Tivemos mais um escândalo na Toshiba.

Nenhum comentário :

Postar um comentário