Translate

20 outubro 2016

O Gap educacional

O gráfico a seguir foi apresentado em 2015 pelo então presidente do Inep, José F. Soares. Trata-se das notas dos alunos da quinta série do ensino fundamental no Brasil onde cada linha representa uma classe social e econômica. A linha de baixo é a menor classe entre os alunos; a linha superior, os alunos com nível socioeconômico mais elevado. Em 2005 a diferença da nota entre a classe mais baixa e a mais alta era de 12%.
A linha temporal mostra que o desempenho dos alunos de maior nível socioeconômico cresceu em 12%, enquanto a nota dos alunos de menor nível aumentou 0,6%. De 2005 a 2013 o governo esteve muito interessado em usar a educação como uma forma de ascensão social e redução das desigualdades. Mas o resultado mostra que ocorreu algo diferente.

O que este gráfico está dizendo é que a diferença educacional entre os mais pobres e os mais ricos aumentou nos últimos anos. Lembrando que este aluno que em 2005 estava na quinta série do ensino fundamental, onze anos depois está saindo do ensino universitário.

Nenhum comentário :

Postar um comentário