Translate

18 setembro 2016

Impacto dos artigos de contabilidade

Em “O QUALIS REFLETE O IMPACTO DOS ARTIGOS DE REVISTAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE?” Soares e Casa Nova apresentam uma interessante (e importante) pesquisa sobre os artigos publicados no Brasil. Os autores levantaram os textos publicados entre 2007 a 2012, totalizando mias de três mil artigos de 38 periódicos. Usando o Google Scholar, Soares e Casa Nova verificaram se a publicação num periódico melhor classificado na listagem do Qualis significaria mais citações. A resposta obvia seria sim.

Com base nessa análise, é possível concluir que a estratificação de Qualis reflete o impacto das revistas apenas nos estratos mais altos, e que não é possível dizer que haja essa diferenciação nos estratos B3 a C. Evidentemente, há algumas explicações para essa conclusão, que podem ser testadas em pesquisas futuras. As revistas da amostra classificadas nos estratos B3 a C são, em média, mais jovens que as dos estratos mais altos.

Além disto,

há diferenças entre as médias de citações dos artigos publicados em revistas mantidas por diferentes organizações. Em ordem descrescente, encontra-se a média de citações dos artigos publicados em revistas mantidas por instituições de ensino com programas de pós-graduação em Contabilidade, seguida da média de citações dos artigos publicados em revistas mantidas por associações ou conselhos de classe e, por último, a média de citações de artigos publicados por revistas de instituições de ensino sem programas de pós-graduação em Contabilidade.

Uma pesquisa original e muito importante para todos nós. (Muito embora os autores não destaquem isto na relevância do texto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário