Translate

10 setembro 2016

Fato da Semana: Operação Greenfield

Fato: Operação Greenfield

Data: 5 de setembro de 2016

Precedentes
2014 = PSDB solicita que o Ministério Público investigue o aparelhamento dos fundos de pensão .
2016 = A CPI dos Fundos de Pensão encerra seus trabalhos, mas abre pistas para investigação pela Polícia Federal, CVM e outras entidades. Uma força-tarefa é montada para investigar os fundos de pensão.
05/09/2016 = A operação Greenfield é deflagrada. Os números são assustadores. Talvez seja maior que o escândalo do Petrolão

Notícia boa para contabilidade?
Novamente notamos a falta de governança, controles internos e auditoria como a raiz do problema. Os fundos de pensão há muitos anos são gerenciados de forma amadora e (como se sabe agora) criminosa. O número de empresas envolvidas é enorme e inclui uma empresa de auditoria de grande porte.

Desdobramentos
No médio prazo, a investigação sobre o BNDES pode render outra operação. Sobre os fundos de pensão, o número de empresas envolvidas é muito grande e inclui entidades que até agora eram consideradas acima de qualquer suspeita (Bradesco) e outras nem tanto (JBS).

Mas a semana só teve isto?
+ A lista de pessoas influentes na contabilidade, mudanças de algumas normas contábeis, entrevista do responsável financeiro do Vaticano e a constatação da grandeza das Big Four foram acontecimentos da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário